DOIS FOTÓGRAFOS POMERANOS
O livro “Francisco Seibel e Emilio Schultz: dois fotógrafos num casamento pomerano” conta um pouco da história da expansão e da penetração do ofício de fotógrafo nas zonas rurais do país. Apresenta a produção fotográfica de dois fotógrafos descendentes de imigrantes que atuaram no interior do Estado, Laranja da Terra e Laginha de Pancas, entre os anos de 1930 e 1970, com raízes fincadas na tradição e cultura pomerana.
2 comentários:
Olá Zumira, gostava muito do Francisco Seibel que foi meu avô e agora você nos presentiou com este blog. Agradeço também ao Paulo de Barros e todos que ajudaram a fezer esse livro.
Prezada Zulmira,
Boa noite.
Obrigado pela divulgação do livro “Francisco Seibel e Emilio Schultz: dois fotógrafos num casamento pomerano” que trata da vida e das imagens produzidas por estes dois fotógrafos ligados a tradição pomerana e que já entraram para história da fotografia do Espírito Santo.
Comento também que estamos nesse mês de janeiro estamos encerrando as atividades do projeto de conservação do acervo de negativos de vidro do fotógrafo Francisco Seibel. O projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de projetos nº 009/2011 da Secult/ES para efetivar a conservação e catalogação de mais de três mil e quinhentos negativos de vidro produzidos pelo fotógrafo Francisco Seibel.
Este acervo fotográfico se constitui no maior acervo de fotografia em negativos de vidro do Estado do Espírito Santo e tem nos seus conteúdos uma temática diretamente ligada a identidade cultural do Estado do Espírito Santo: a cultura rural pomerana e suas tradições.
Deixo esses link para ver mais sobre o projeto:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/11/noticias/a_gazeta/caderno_2_ag/1023333-projeto-inedito-visa-a-preservacao-de-mais-de-tres-mil-negativos-em-vidro.html
http://redeglobo.globo.com/es/tvgazetaes/conexaogeral/videos/v/conexao-geral-o-programa-na-integra/1728476/
Uma cordial saudação
Paulo de Barros
Postar um comentário