sábado, 25 de outubro de 2008

Casamento

Casamento Pomerano
Entre as diversas tradições dos antepassados, uma das que mais chamam atenção é o casamento pomerano, pois trata-se de um acontecimento social marcante que reúne o povo numa alegria de três dias de festa.
Um dos primeiros preparativos do casamento tradicional, os convites, não são usados no casamento pomerano: entre os descendentes de pomeranos nunca foi costume mandar convites impressos, o convite é feito em forma de versos. Como? Para fazer o convite, o “convdador” de casamento, que em pomerano é hochtijsbirer, geralmente o irmão caçula da noiva, convida, com três semanas de antecedência, servindo-se de meios de locomoção própria, antigamente cavalo ou bicicleta que foram substituídos, nos dias de hoje, pela motocicleta. O cuidado em ornamentar com flores e ramos verdes os meios de transportes dos noivos e de suas famílias ainda se mantém presente, assim como o cuidado com as vestes dos noivos e padrinhos, enfeitadas com fitas e ramos.
Na véspera do casamento é realizada, na casa dos pais da noiva, a cerimônia do “Quebra Louça”, uma garantia para felicidade do casal. A cerimônia religiosa segue os ritos da religião Luterana. Depois da cerimônia, todos dirigem-sa para casa dos pais da noiva, onde é realizada a festa.

Nenhum comentário: